sábado, 31 de março de 2012

Oleo de Coco - ilusão?

Olá, pessoal!
Eu ouvi falar bastante do óleo de coco, em qualquer farmácia de manipulação ou farmácia convencional tem potes e potes de óleo de coco de várias marcas, líquido, em cápsula, de tudo o que é jeito.
Fiquei muito curioso, com vontade de experimentar, afinal uma forcinha pra emagrecer vai bem, mas uma repostagem me chamou muito a atenção, alertando que esse óleo de coco não emagrece, ao contrário, pode engordar e trazer outros males a saúde, ele só é recomendado para substituir o óleo normal e não para ser consumido aos montes, a reportagem é um pouco grande mas vale a pena ler, principalmente quem estiver pensando em tomar óleo de coco com intuito de emagrecer

Abaixo está a reportagem:



fonte: R7 Notícias


"Pode ser na forma líquida, na forma de pílula, não importa. O óleo de coco é o assunto do momento quando a questão é a busca pelo emagrecimento. Muitos já aderiram à moda e tem até famoso que revelou a perda de diversos quilos com a ajuda deste elemento natural. Apesar de ele ser a febre do momento, médicos afirmam que o óleo de coco usado como suplemento é “pura ilusão e não adianta em nada” na perda de peso. 
De acordo com a médica endocrinologista Cíntia Cercato, do grupo de obesidades do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), não existe nenhum estudo científico que prove esta característica do produto. 
- Esse modismo na utilização do óleo de coco não faz nenhum sentido com o intuito de emagrecer. Óleo de coco é gordura saturada, e em tese é uma gordura ruim. O que ele difere de outras gorduras é porque ele um ácido graxo composto de cadeia média [ou seja, sua metabolização pelo organismo pode ser mais rápida que vários outros tipos de gordura]. 
Além de não ajudar a diminuir a silhueta, o óleo de coco como, qualquer outra gordura em excesso, pode aumentar o peso e colesterol, segundo Cíntia. 
- Uma colher de óleo de coco tem mais caloria que uma colher de manteiga ou azeite. Qualquer gordura se consumida em excesso vai ocasionar problemas de saúde. 
Para engrossar a lista dos malefícios ao corpo, a médica endocrinologista presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Rosana Radominski, informou que o óleo de coco em excesso pode prejudicar, por exemplo, pessoas que sofrem com problemas no fígado. 
- Quem tem cirrose [doença que prejudica o funcionamento do fígado] e tiver uma sobrecarga de ácido graxo pode agravar ainda mais a situação da saúde dele. 
Defensor do uso do óleo de coco em substituição a outros óleos, o médico homeopata e autor do livro Poder Medicinal do Coco e do Óleo de Coco Extra Virgem, Márcio Bontempo, também disse não acreditar no uso deste elemento natural com o objetivo de perder peso. Porém, segundo ele, o óleo de coco pode ser benéfico à saúde se for usado no lugar de outros tipos de gordura que possuem cadeias longas [demoram mais para se metabolizar]. 
- Este óleo atua na lipoproteína, ou seja, ele ajuda a reduzir o mau colesterol e tirar a gordura de áreas inconvenientes do corpo, por exemplo, a barriga. Porém, não pode ser utilizado desta maneira como está na moda. Duas colheres de sopa por dia em substituição funcionam, mas precisa estar associado a outras atividades, como exercícios físicos e dieta. Não há milagre nenhum. 
Para Cíntia não há dúvidas que tantos famosos afirmaram recentemente a perda de calorias com uso de óleo de coco exatamente porque eles realizam constantemente dieta e muita malhação. 
- Tudo isso faz parte do pacote para a perda de peso."

4 comentários:

  1. Então vamos começar de novo...
    Olá lindo cravo, tudo bem com vc??? kkkk
    Desculpa Rafa, como entram só mulheres no meu blog, nem me liguei que vc era homem...kkkkk
    Poxa vida hein, eu nunca tomei óleo de coco mas confesso que já peguei na mão pra comprar. Tem muito médico receitando, no entanto minha mãe e irmã estão tomando e adorando kkkk
    Preciso avisá-las.
    Obrigada por ter me visitado viu...
    Será sempre bem vindo...
    Beijinhos light

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael!
    Obrigada por seu comentário em meu blog, dificil aparecerem meninos lá!!!
    Gostei do seu post.
    Tinha curiosidade sobre o oléo de coco tbém. Na verdade acho que estamos sempre atras de alguma coisa milagrosa né...
    E muitas vees mal sabemos o que estamos consumindo verdadeiramente.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Tb já tinha lido num blog de uma menina que comprou o oleo que não notou qualquer efeito.

    ResponderExcluir
  4. Ao passar pela net encontrei o seu blog , que me chamou à atenção li a primeira postagem e folhe-ei mais lagumas, é um blog feito com muito entusiasmo, e dedicação, gostei do conteúdo e quero deixar os meus parabéns, quando encontro um blog bom deixo sempre um comentário e um convite.Ficarei grato se me der a honra da sua visita no meu blog O Peregrino E Servo. Se desejar seguir eu sempre vou retribuir seguindo seu blog também.
    Sou António Batalha, cristão evangelico. Deixo a minha benção, e a paz de Jesus.
    PS.Ao seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog, para que possa segui também.

    ResponderExcluir